O que sua marca diz sobre sua empresa? Este artigo explica o que significa marca, por que ela é tão importante e como você vai trabalhar a mudança de sua imagem de marca.

Porque eu devo me preocupar com Branding?

 

As pessoas muitas vezes pensam que uma marca é apenas um logotipo, porem é muito mais do que isso. Branding refere-se a tudo o que você faz e se comunica como empresa. Sua marca conta sua historia e ela deve ser única na mente das pessoas. Mas o mais importante, sua marca reflete como uma pessoa vê sua empresa. Este sentimento é composto de milhares de interações e todas ficam guardadas na mente das pessoas.
Cada um de nós tem um subconsciente que armazena em nossos cérebros informações de milhares de empresas. Toda vez que alguém visualiza seu logotipo, web site, outdoor, folheto etc., estabelece um tipo de relacionamento com sua empresa. E também toda vez que uma pessoa fala com você no telefone, se reúne com você, recebe um e-mail, usa seu produto ou serviço, isso também se adiciona a este dossiê subconsciente em sua marca.

Então quando você pensa sobre sua marca, não basta pensar na representação visual do mesmo, você precisa pensar sobre como toda a sua empresa apresenta-se para o mundo exterior. De como você atende ao telefone, a forma como o seu site é projetado, tudo isso acrescenta em como uma pessoa vê você, ou seja, sua marca.

Marca não é apenas para grandes empresas?

Absolutamente não. Eu diria que Branding é igualmente importante para as pequenas empresas. Grandes empresas têm grandes orçamentos de marketing que elas podem usar para trabalhar a forma como as pessoas vêem sua Marca. As MPE têm muito menos a gastar com publicidade e mídia em geral.

As MPE devem estabelecer uma interação muito mais pessoal com os seus clientes. É assim que elas podem destacar sua marca em oposição às campanhas de TV de vários milhões de reais, em contrapartida uma MPE pode destacar-se com um pequeno investindo em marketing online, web site, e-commerce, campanhas de e-mail marketing e o uso correto das redes sociais também são fundamentais na formação de valor de marca.

Então, como faço para mudar nossa marca?

Em primeiro lugar você deve saber qual posicionamento sua empresa quer ter na mente e no coração das pessoas e buscar de forma efetiva essa imagem de marca.  Isso é mais difícil do que parece. Você precisa enxergar o verdadeiro foco de sua  empresa e o que exatamente você faz em termos de serviços ou produtos. Dê uma boa olhada no espelho e decida quais são seus diferenciais em relação aos seus concorrentes. Uma vez que você determinou seus valores de marca reais (seu foco), você necessita instruir com TODA sua equipe de funcionários. Todo mundo deve acreditar em sua marca e transmitir uma mensagem consistente para o mercado.

Em seguida, você precisa representar visualmente esta mensagem com uma identidade visual forte, clara e consistente da marca. O seu logotipo, papelaria, site, folhetos, etc. Internamente, você precisa garantir que todos usem a sua identidade de marca.

Finalmente, quando se pensa em branding lembre-se que um potencial cliente não sabe absolutamente nada sobre você quando lhe vê pela primeira vez em seu site ou ao pegar seu telefone.

Tendo em mente os conceitos acima descritos agora basta você procurar uma agência especializada para lhe ajudar a criar uma marca forte no mercado, A Agência Ultra está a sua disposição caso queira fortalecer sua marca.

 


Marcos Soares – CEO Ultra Agência
Publicitário – Especialista em criação publicitaria
Marketing online, Seo, PHP, My SQL, CSS, HTML
entre outros.

 

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